quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Estudantes do colégio Iraci visitam o Parque Estadual de Vila Velha em Ponta Grossa

Por Eliane do Valle Nunes

Nesse dia 20 de novembro os estudantes do 6º ano realizaram visita pedagógica no Parque Estadual da Vila Velha em Ponta Grossa – PR.  Na ocasião estiveram acompanhados por educadores e acadêmicos da UFFS, do Colégio Iraci Salete e algumas mães.

A visita foi resultado do trabalho desenvolvido  na escola pelos acadêmicos bolsistas da UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Laranjeiras do Sul – por meio do Programa Residência Pedagógica, os quais, já vinham realizando diversas outras atividades, dentre elas regência de sala de aula, oficinas sobre o estudo do solo e outras intervenções pedagógicas. Durante a visita ao parque os estudantes puderam experimentar na prática os principais conceitos abordados durante as oficinas.
No Parque os educandos realizaram a visita guiada conhecendo os Arenitos, as Furnas  e a Lagoa Dourada. No trajeto das formações rochosas tipo arenito, puderam observar várias formas curiosas, por exemplo: que o conjunto de formações lembra uma cidade medieval com seus castelos e  torres em ruínas, devido suas impressionantes esculturas naturais, esculpidas pelas erosões eólica e pluvial nos arenitos, a altura média das colunas de pedra e muralhas é de vinte metros e pode chegar a trinta metros ou mais em alguns pontos, também puderam ver esculpidos nas rochas animais diversos como urso, cachorro, gato, “Sid” e o mamute do filme a era do gelo, bota, navio, garrafa, índios, além da taça (essa sendo o 2º monumento onde mais se tira foto no Paraná, fica atrás somente das cataratas do Iguaçu), dentre outras imagens.
O Programa de Residência Pedagógica tem por objetivo o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a inserção do licenciando na educação básica.











Nenhum comentário:

Postar um comentário