Está acontecendo em Curitiba o XIII Encontro Estadual Sem Terrinha, de Rio Bonito do Iguaçu, tem representação da Escola Municipal do Campo Herbert de Souza, Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak e Escola Itinerante Herdeiros do Saber I e II (Guajuvira).
Confira a história dos encontros (da Circular do Movimento)
Em outubro de 2019, completou 25 anos de realização dos Encontros das Crianças Sem Terrinha nos Estados e regiões, são 35 anos em que as crianças junto com suas famílias ajudam a construir o MST. No Paraná completou 23 anos desde o primeiro encontro estadual. Nesse período se aprendeu muito com as crianças Sem Terrinha e foi-se construindo no conjunto do MST, que o lugar da infância Sem Terra é nos diferentes espaços do Movimento.
Em julho de 2018, o 1° Encontro Nacional das Crianças Sem Terrinha foi um marco na história da infância Sem Terra e do MST. Um espaço de socialização, de vivência da organicidade do MST e de participação desde a construção do Encontro através da Oficina Nacional, na qual um menino e uma menina de cada estado participaram e compuseram a coordenação do Encontro, fortalecendo as relações de gênero, a coletividade e a auto-organização desde a infância.
Nos ensinaram que nessa trajetória a importância de espaços como estes: de construção para e com as crianças. E é a partir dessa avaliação sobre as últimas ações e mobilizações infantis, bem como da repercussão que estas tiveram na sociedade, inclusive sendo também alvo de ataques da direita, que reafirmamos, em reflexão do Coletivo Nacional de Educação, a necessidade de aprofundar o debate e de seguir no trabalho formativo, educativo e organizativo com a infância Sem Terra realizado pelo conjunto do Movimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário