terça-feira, 1 de outubro de 2019

Novos livros da Educação do Campo são apresentados aos educadores do Colégio


“Na tarde de hoje, as Educadoras Eliane do Valle, Débora Duarte e Ana Claudia Candiotto dos Santos, autoras de livros da Educação do Campo apresentaram um conjunto de livros aos coletivo do Colégio Iraci Salete.”

Por Eliane Aparecida do Valle Nunes
Educadora de Escolas do Campo, Licenciada em Educação do Campo, na Área de Ciências da Natureza e Matemática e Especialista em Educação do Campo pela UNICENTRO.

Nos últimos anos muito se tem discutido sobre a importância de adequar a formação inicial, continuada e da pós-graduação dos professores às necessidades das comunidades nas quais estão inseridas as escolas do campo.  Foi a partir desses debates e pensando nos anseios das escolas do campo com materiais que auxiliem na relação teoria e pratica que o Laboratório de Educação do Campo/Unicentro  em parceria com a Prefeitura/Secretaria de Educação de Candói - PR realizou o curso de especialização em Educação do Campo: fundamentos e práticas das áreas do conhecimento.
O trabalho de conclusão de curso, diferente do que em geral se faz, exigiu a produção de um material pedagógico, direcionado ao trabalho a ser realizado em escolas de Educação Básica. Na intenção de que o material possa contribuir para qualificar os processos educativos realizados nas escolas, especialmente, nas escolas do campo.
Foram produzidos cinco cadernos: Aspectos históricos e geográficos do município de Candói; direcionado aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Caderno didático de ciências e agroecologia; Gêneros discursivos e Reforma Agrária: orientações metodológicas na área de Linguagens e Modelagem Matemática: uma possibilidade de ensino da Matemática em escolas do campo; e um Caderno de leitura Guarani-Mbya – Português, direcionados aos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Sobre o caderno didático de: Ciências e Agroecologia.

O Caderno reúne diversas práticas e experiências que foram reorganizadas de forma didática no intuito de auxiliar o trabalho docente na disciplina de Ciências no Ensino Fundamental nas Escolas Públicas do Campo, oferecendo indicativos para realizar práticas que contextualizemos conteúdos problematizando a relação entre a ciência e a agricultura.
Grande parte dos conteúdos apresentados aqui resulta de acúmulos históricos de Movimentos Sociais e Organizações Governamentais e não Governamentais, sistematizados e transcritos em diversos documentos: livros, cartilhas, cadernos populares, etc.
Espera-se que muito além de socializar práticas agroecológicas no contexto do ensino de ciências esta cartilha desperte novas formas para o trabalho docente e contribuam na formação de sujeitos críticos e mais humanos que consigam se posicionar diante das contradições da sociedade.
Autores: Adilson Vagner de Matos, Adriana Cristina Muller, Cecília Maria Ghedini,  Eliane Aparecida do Valle Nunes, Thaile Cristina Lopes Vieira.

Confira alguns dos livros apresentados: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário