“Na tarde de hoje, as
Educadoras Eliane do Valle, Débora Duarte e Ana Claudia Candiotto dos Santos, autoras de
livros da Educação do Campo apresentaram um conjunto de livros aos coletivo do
Colégio Iraci Salete.”
Por Eliane
Aparecida do Valle Nunes
Educadora
de Escolas do Campo, Licenciada em Educação do Campo, na Área de Ciências da
Natureza e Matemática e Especialista em Educação do Campo pela UNICENTRO.
Nos últimos anos
muito se tem discutido sobre a importância de adequar a formação inicial,
continuada e da pós-graduação dos professores às necessidades das comunidades
nas quais estão inseridas as escolas do campo.
Foi a partir desses debates e pensando nos anseios das escolas do campo
com materiais que auxiliem na relação teoria e pratica que o Laboratório de
Educação do Campo/Unicentro em parceria
com a Prefeitura/Secretaria de Educação de Candói - PR realizou o curso de especialização
em Educação do Campo: fundamentos e práticas das áreas do conhecimento.
O trabalho de
conclusão de curso, diferente do que em geral se faz, exigiu a produção de um
material pedagógico, direcionado ao trabalho a ser realizado em escolas de
Educação Básica. Na intenção de que o material possa contribuir para qualificar
os processos educativos realizados nas escolas, especialmente, nas escolas do
campo.
Foram produzidos
cinco cadernos: Aspectos históricos e geográficos do município de Candói; direcionado
aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Caderno didático de ciências e
agroecologia; Gêneros discursivos e Reforma Agrária: orientações metodológicas
na área de Linguagens e Modelagem Matemática: uma possibilidade de ensino da
Matemática em escolas do campo; e um Caderno de leitura Guarani-Mbya –
Português, direcionados aos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
O Caderno reúne
diversas práticas e experiências que foram reorganizadas de forma didática no
intuito de auxiliar o trabalho docente na disciplina de Ciências no Ensino
Fundamental nas Escolas Públicas do Campo, oferecendo indicativos para realizar
práticas que contextualizemos conteúdos problematizando a relação entre a ciência
e a agricultura.
Grande parte dos
conteúdos apresentados aqui resulta de acúmulos históricos de Movimentos
Sociais e Organizações Governamentais e não Governamentais, sistematizados e
transcritos em diversos documentos: livros, cartilhas, cadernos populares, etc.
Espera-se que muito
além de socializar práticas agroecológicas no contexto do ensino de ciências
esta cartilha desperte novas formas para o trabalho docente e contribuam na
formação de sujeitos críticos e mais humanos que consigam se posicionar diante
das contradições da sociedade.
Autores: Adilson Vagner de Matos, Adriana
Cristina Muller, Cecília Maria Ghedini, Eliane
Aparecida do Valle Nunes, Thaile Cristina Lopes Vieira.
Confira alguns dos livros apresentados:
Confira alguns dos livros apresentados:
Nenhum comentário:
Postar um comentário