domingo, 3 de maio de 2020
Quem disse que tudo está perdido?
Música de nossos coletivos de los movimientos populares AIP, 4 minutos de muita emoção. Diante da crise, viva o primeiro de maio. Viva a classe trabalhadora, difunda.
quarta-feira, 22 de abril de 2020
Criança, entre livros e TV
Por Frei Betto
Correio da Cidadania - [Frei Betto] Foi o psicanalista José Ângelo Gaiarsa, um dos mestres de meu irmão Léo, também terapeuta, que me despertou para as obras de Glenn e Janet Doman, do Instituto de Desenvolvimento Humano de Filadélfia. O casal é especialista no aprimoramento do cérebro humano.
Os bichos homem e mulher nascem com cérebros incompletos. Graças ao aleitamento, em três meses as proteínas dão acabamento a este órgão que controla os nossos mínimos movimentos e faz o nosso organismo secretar substâncias químicas que asseguram o nosso bem-estar. Ele é a base de nossa mente e dele emana a nossa consciência. Todo o nosso conhecimento, consciente e inconsciente, fica arquivado no cérebro.
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Ao nascer, nossa malha cerebral é tecida por cerca de 100 bilhões de neurônios. Aos seis anos, metade desses neurônios desaparecem como folhas que, no outono, se desprendem dos galhos. Por isso, a fase entre zero e 6 anos é chamada de "idade do gênio". Não há exagero na expressão, basta constatar que 90% de tudo que sabemos de importante à nossa condição humana foram aprendidos até os 6 anos: andar, falar, discernir relações de parentesco, distância e proporção; intuir situações de conforto ou risco, distinguir sabores etc.
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Ninguém precisa insistir para que seu bebê se torne um novo Mozart que, aos 5 anos, já compunha. Mas é bom saber que a inteligência de uma pessoa pode ser ampliada desde a vida intra-uterina. Alimentos que a mãe ingere ou rejeita na fase da gestação tendem a influir, mais tarde, na preferência nutricional do filho. O mais importante, contudo, é suscitar as sinapses cerebrais. E um excelente recurso chama-se leitura.
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Ler para o bebê acelera seu desenvolvimento cognitivo, ainda que se tenha a sensação de perda de tempo. Mas é importante fazê-lo interagindo com a criança: deixar que manipule o livro, desenhe e colora as figuras, complete a história e responda a indagações. Uma criança familiarizada desde cedo com livros terá, sem dúvida, linguagem mais enriquecida, mais facilidade de alfabetização e melhor desempenho escolar.
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A vantagem da leitura sobre a TV é que, frente ao monitor, a criança permanece inteiramente receptiva, sem condições de interagir com o filme ou o desenho animado. De certa forma, a TV "rouba" a capacidade onírica dela, como se sonhasse por ela.
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A leitura suscita a participação da criança, obedece ao ritmo dela e, sobretudo, fortalece os vínculos afetivos entre o leitor adulto e a criança ouvinte. Quem de nós não guarda afetuosa recordação de avós, pais e babás que nos contavam fantásticas histórias?
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Enquanto a família e a escola querem fazer da criança uma cidadã, a TV tende a domesticá-la como consumista. O Instituto Alana, de São Paulo, do qual sou conselheiro, constatou que num período de 10 horas, das 8h às 18h de 1º de outubro de 2010, foram exibidos 1.077 comerciais voltados ao público infantil; média de 60 por hora ou 1 por minuto!
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Foram anunciados 390 produtos, dos quais 295 brinquedos, 30 de vestuário, 25 de alimentos e 40 de mercadorias diversas. Média de preço: R$ 160! Ora, a criança é visada pelo mercado como consumista prioritária, seja por não possuir discernimento de valor e qualidade do produto, como também por ser capaz de envolver afetivamente o adulto na aquisição do objeto cobiçado.
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Há no Congresso mais de 200 projetos de lei propondo restrições e até proibições de propaganda ao público infantil. Nada avança, pois o lobby do Lobo Mau insiste em não poupar Chapeuzinho Vermelho. E quando se fala em restrição ao uso da criança em anúncios (observe como se multiplica!) logo os atingidos em seus lucros fazem coro: "Censura!"
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Concordo com Gabriel Priolli: só há um caminho razoável e democrático a seguir, o da regulação legal, aprovada pelo Legislativo, fiscalizada pelo Executivo e arbitrada pelo Judiciário. E isso nada tem a ver com censura, trata-se de proteger a saúde psíquica de nossas crianças.
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O mais importante, contudo, é que pais e responsáveis iniciem a regulação dentro da própria casa. De que adianta reduzir publicidade se as crianças ficam expostas a programas de adultos nocivos à sua formação?
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Erotização precoce, ambição consumista, obesidade excessiva e mais tempo frente à TV e ao computador que na escola, nos estudos e em brincadeiras com amigos são sintomas de que seu ou sua querido(a) filho(a) pode se tornar, amanhã, um amargo problema.
Frei Betto é escritor, autor de "Maricota e o mundo das letras" (Mercuryo Jovem), entre outros livros.
domingo, 19 de abril de 2020
Por que o Brasil NECESSITA de uma REFORMA AGRÁRIA?
Por João Felipe, de 14 anos, filho de Luiz Afonso e da Elizângela, ele foi dirigente nacional por Goiás e ela foi do setor de formação nacional, atualmente assentados em Ipameri (GO).
sexta-feira, 17 de abril de 2020
17 de abril: 24 anos de conquista dos Assentamentos de Rio Bonito do Iguaçu
Por LADISLAU, R.L.
Hoje, 17 de abril de 2020, feriado municipal em Rio Bonito do Iguaçu é comemorado o aniversário da conquista dos assentamentos de Rio Bonito do Iguaçu. Nesse ano, está completando 24 anos de conquista do latifúndio.

Conheça mais da história do Acampamento Buraco e dos assentamentos visitando o Centro da Memória Terra e Povo, localizado na Comunidade Centro Novo - Prédio da ACAMF. Para maiores informações entrar em contato com o Colégio Iraci Salete Strozak ou com a Escola Municipal do Campo Herbert de Souza.
quarta-feira, 18 de março de 2020
Paisagem: uma categoria fundamental da Geografia
Por LADISLAU, R.L.
A
Geografia, assim como várias outras ciências, utiliza-se de categorias para
basear os seus estudos. Trata-se da elaboração e utilização de conceitos
básicos que orientem o recorte e a análise de um determinado fenômeno a ser
estudado.
Atualmente, além do espaço
geográfico – principal objeto de análise da Geografia –, existem quatro
principais conceitos que se consolidaram como categorias geográficas:
território, região, paisagem e lugar.
Nas primeiras aulas de
Geografia desse ano foi dado uma atenção especial para a categoria de paisagem,
que podemos entender como sendo: “às configurações externas do espaço, constituída por um complexo
de elementos visíveis e invisíveis, concreto e histórico, natural e humano”.
Confira abaixo algumas
paisagens do Assentamento Marcos Freire e Ireno Alves dos Santos de Rio Bonito
do Iguaçu.
Pôr do sol na Comunidade Santo Antônio –
Sitio Santo Expedito
A foto tirada é magnifica, mostra um pouco o que é o pôr do sol do assentamento Ireno Alves dos Santos. Quem tirou a foto foi Tania Moreno, no dia 30 de janeiro as 19:14 horas, na Comunidade Santo Antônio em Rio Bonito do Iguaçu, atraída pela grandiosa beleza do céu.
Cachoeiras do assentamento
A imagem retratada é muito
bonita, na qual mostra algumas das belezas naturais dos Assentamentos de Rio
Bonito do Iguaçu. Quem fez a foto foi Daniela Parcianelo, no dia 23 de fevereiro
de 2020 às 16:42 horas, atraída em ressaltar a encantadora paisagem.
A grande árvore
Na imagem podemos ver uma grande arvore de ipê rosa sem flores com um
belo cenário com outro pequeno ipê e algumas bananeiras mais ao fundo. O ipê
é uma arvore originalmente nativa do cerrado e pantanal brasileiros, é
conhecido como planta do mel e das lindas flores. A imagem foi tirada na área
rural do município de Rio Bonito do Iguaçu na comunidade Alto Alegre. A foto foi tirada por Samuel
Silva de Jesus as 11:36min da manhã de Sábado do dia 29/02/20. Você conhece alguma outra
arvore tão bonita como esta pelo Brasil?
Plantação de milho
Na imagem ao lado podemos ver
um vasto milharal com uma grande divisão no meio, feita a mão para que pudesse
ser feita a colheita com um trator. O milho é hoje uma das maiores fontes de renda e alimento para animais e
para pessoas, a soja também pode ser uma grande parceira neste negócio, e ambos
podem ser facilmente encontrados em qualquer lugar dependendo de sua época é
claro. A imagem foi tirada na área rural do município de Rio Bonito do
Iguaçu, na comunidade Alto Alegre. A foto foi retratada por Samuel Silva de Jesus as 11h25min da manhã de
Sábado do dia 07/12/19.
O mundo mais verde
A paisagem mostra um pequeno tempo de chuva. A imagem foi registrada as
15:24 do dia 16 de janeiro de 2020. Autora Erica Cristina Suptil De Oliveira,
na comunidade Nova Aliança – Assentamento Marcos Freire.
Frutos Coloniais
Observamos na
seguinte imagem uma plantação de milho e outra plantação de abóbora. Como
podemos ver são plantações recentes que ainda não estão maduras. A plantação
de abóbora ainda está em flor,e a de milho ainda não está propícia para a
colheita. Imagem tirada no acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio, no lote do seu Pedro Dimarães, no dia 23 de
fevereiro de 2020. às 9 horas e 45 minutos. Imagem tirada pela edudanca Akssa
Damaceno da turma do 1° AI
O Dia Feliz
A paisagem mostra a frente da minha casa, onde o céu estava bonito.
Comunidade Água Morna, em Rio Bonito do Iguaçu. Foto tira em 11/03/2020 às
14:46 pela educanda Luana Beppler de Souza.
Amor por agricultura
Paisagem
de uma lavoura tirada no dia 14 de março de dois mil e vinte as 10:01 na Comunidade
Quatro em Cruzo em Rio Bonito do Iguaçu. Registro feito pela educanda Thaina de
Oliveira Pires.
Pôr do Sol na comunidade Nova
Aliança
Essa
imagem mostra o pôr do sol da Comunidade Nova Aliança – Assentamento Marcos
Freire. Foto tirada pela educanda Juliana Rebechi Pinto às 18:54.
Residência do senhor Adgir Soares
Imagem da Comunidade Nova União, residência do senhor Adgir Soares Brum
no sitio recanto Alegre, Rio Bonito do Iguaçu. A imagem mostra que a beleza do
simples. Foto tirada pela educanda Caroline Rebechi Pinto
segunda-feira, 16 de março de 2020
Suspensão de aulas!!
Por: Aline Gabriele Dos Santos.
Conforme pronunciado oficial governador do Paraná Ratinho Júnior, sobre a nova doença, ficou estabelecida a suspensão das aulas da rede pública de ensino a partir do dia 20/03/2020, sexta-feira em todo Paraná, medida essa preventida a doença COVID-19, (corona vírus).
Sendo assim não à previsão de volta às aulas, até última ordem.
O COVID 19, e os cuidados do Colégio Iraci Salete .
Por conta de todas as informações dadas pelo ministério da saúde sobre o corona vírus, o colégio Iraci Salete Strozak nessa semana tomou medidas para com os alunos, dando dicas de prevenção e devidos cuidados no dia a dia. Vários professores já no início de suas aulas tiveram um momento para dialogar com a sala sobre a doença.
O próprio diretor no momento místico falou sobre tal assunto com os alunos . Concluindo, o colégio está tomando as devidas precauções para evitar possíveis futuros acidentes .
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