quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

O professor Alessandro Kominecki defende dissertação de mestrado




Por Robson Sumenssi
        
        O  professor Alessandro Kominecki, que compõe a equipe de direção do Colégio, está defendendo sua pesquisa de mestrado na data de hoje na UNICENTRO em Guarapuava, sendo que ele já foi aprovado para o doutorado, portanto seguirá por mais 4 anos com sua pesquisa. A obtenção do título de mestre é um exemplo de resistência, ainda mais se levarmos em conta o fato de que ele, além de estudar trabalhou como professor na rede estadual com lotação de 40 horas semanais durante os dois anos de mestrado, o que naturalmente aumenta o desafio e requer uma dedicação muito maior.
         E claro que estou destacando a capacidade de superação, porém quero ressaltar a falta de apoio governamental, que faz com que todas as pessoas que busquem estudar, tenham enormes dificuldades para alcançar esse objetivo. Pois o último edital que previa o afastamento para mestrado e doutorado na rede estadual de educação foi publicado no ano de 2016.
No caso dos pedagogos do Paraná o cerceamento a  pós-graduação stricto sensu é ainda maior, pois desde o ano passado o governo do Ratinho aumentou o tempo de permanência destes profissionais nas escolas, inviabilizando a frequência as disciplinas que são obrigatórias para a conclusão de mestrado e doutorado. 
Existem muitos professores no Paraná nesta mesma situação,  que apesar de ter o direito ao afastamento assegurado no Estatuto do Servidor Estadual, não conseguem usufruir dele por conta do governo não oferecer os editais.
            Parabenizamos o nosso diretor Alessandro Kominecki e desejamos que ele continue firme lutando pela sua formação, haja vista que não se faz educação com qualidade sem profissionais bem formados e engajados na construção da escola dos trabalhadores.


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Carnaval 2020 é Resistência


         O ódio a cultura e ao que ela representa,  se explicita pelo seu conteúdo e não pela falta dele. O carnaval 2020 está marcado pela resistência:  é resistência feminista; é resistência da favela; é resistência indígena; é resistência negra; é resistência da pluralidade religiosa; é resistência contra o fundamentalismo; é resistência contra a fome; é resistência pela dignidade. Viva o carnaval Brasileiro!


                                 
MANGUEIRA
"Favela, pega a visão:
Não tem futuro sem partilha
Nem messias de arma na mão..."
PORTELA
"Nossa aldeia é sem partido ou facção
Não tem bispo, nem se curva a capitão..."
SÃO CLEMENTE
"Brasil, compartilhou, viralizou, nem viu
E o país inteiro assim sambou
Caiu na fake news..."
UNIÃO da ILHA
"O chumbo trocado, o lenço na mão
Nessa terra de Deus dará
Eu sei o seu discurso oportunista
É a ganância, hipocrisia..."
MOCIDADE
"Brasil
Enfrente o mal que te consome
Que os filhos do planeta fome
Não percam a esperança em seu cantar..."
6. BEIJA-FLOR
"Eu me encontro em tuas asas, Beija-Flor
Por mais que existam barreiras
Eu vim pra vencer no teu ninho
É bom lembrar
Eu não estou sozinho..."
UNIDOS da TIJUCA
"A minha felicidade mora nesse lugar
Eu sou favela.
O samba no compasso é mutirão de amor
Dignidade não é luxo, nem favor..."
GRANDE RIO
"Pelo amor de Deus, pelo amor que há na fé
Eu respeito seu amém
Você respeita o meu axé
(Respeita o meu axé)...!

Texto adaptado a partir de Mônica Ribeiro - Imagem Jesus mulher a partir da revista Fórum.

Cantor sertanejo João Dalzoto visita o Colégio Iraci e o Centro da Memória Terra e Povo



No dia 19/02/2020, o cantor João Dalzoto esteve no Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak e fez um show voluntário, o jovem Rio-Bonitense que hoje mora em cascavel por conta da sua carreira artística, cantou canções com a sua viola caipira que versam sobre a cultura camponesa. Além das músicas o cantor  proporcionou aos estudantes uma prosa sobre a importância do estudo, do trabalho na terra e da fruição e  produção cultural.
 No pátio da escola, o cantor emocionou os estudantes e professores. O artista já esteve na escola em dezembro de 2019, nas ocasiões proporcionou aos estudantes assentados do Colégio Iraci e acampados da Escola Itinerante Herdeiros do Saber uma verdadeira aula de cultura a partir da boniteza da sua voz e suas músicas.  Na mesma tarde, João Dalzoto visitou o Centro da Memória Terra e Povo no Assentamento Marcos Freire e lá se emocionou ao encontrar fotografias que lhe trouxe lembranças da infância em Rio Bonito do Iguaçu. Recordou-se das viagens que fazia junto do pai para o transporte de estudantes em veículos similares aos encontrados nas fotografias.
A história desse jovem artista, aparentemente se entrelaça a história dos nossos estudantes, por isso sua presença nos fortalece para persistir na luta pela produção e fruição da cultura que tem sido historicamente negada a classe trabalhadora. João Dalzoto que já tinha muitos fãs na comunidade, deixou mais um pouquinho de si apresentando as crianças e jovens Sem-Terra "um cadin do seu mundinho". A sua arte ocupou muitos corações neste território.


 
Tivemos uma tarde memorável! Nossos agradecimentos   ao João Dalzoto por valorizar e não esquecer seu povo e a Margarete e ao Migliorini que intermediaram a sua  vinda!

















domingo, 23 de fevereiro de 2020

Vem aí a 1ª Caminhada na Natureza de Rio Bonito do Iguaçu: Caminhos da Reforma Agrária


O CECISS no Dia dos Livros Vermelhos



Estudantes do Colégio Iraci Salete Strozak, participaram do "Dia dos Livros Vermelhos", na data de 21/02/2020. Proposto pela Assembléia Internacional dos Povos (AIP), a atividade é parte do plano de ação do colégio definido coletivamente nos dias de Estudos e Planejamento. A partir da suas práticas sociais iniciais os estudantes tiveram a oportunidade de refletir por via de diálogos, imagens, vídeos e leituras sobre o contexto de surgimento da acumulação teórica produzida a partir da análise materialista histórico-dialética de Engels e Marx, que culminou na publicação do livro o Manifesto do Partido Comunista em 21 de fevereiro de 1848.
Objetivamos com essa prática de fornecer os pressupostos teóricos para análise crítica de temáticas que vem crescendo nos debates nas redes sociais, pois consideramos que no espaço das mídias sociais muitas informações são disparadas sem uma preocupação com uma fundamentação mais ampla.
Assim, compreendemos que é papel da escola enfatizar a necessidade do pensamento crítico na produção do conhecimento no estudante, pois o ato de conhecer não se forma a partir de imagens ou frases curtas comumente disponibilizadas nesses meios de comunicação. Nesse sentido, a atividade do dia 21/02 oportunizou aos estudantes a reflexão a cerca da necessidade de compreender a totalidade dos fenômenos através da leitura e do aprofundamento da compreensão da realidade. A atividade organizou-se a partir dos conteúdos curriculares das disciplinas de História, Sociologia e Filosofia a saber: capitalismo, socialismo e comunismo,  conceitos que estão marcadamente presente no livro “Manifesto do Partido Comunista”, a metodologia utilizada foi os reagrupamentos de estudantes a partir dos Ciclos de Formação Humana. 

#eumemanifesto
#DiaDosLivrosVermelhos.


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

O que é Revolução


"Revolución es sentido del momento histórico; es cambiar todo lo que debe ser cambiado; es igualdad y libertad plenas; es ser tratado y tratar a los demás como seres humanos; es emanciparnos por nosotros mismos y con nuestros propios esfuerzos; es desafiar poderosas fuerzas dominantes dentro y fuera del ámbito social y nacional; es defender valores en los que se cree al precio de cualquier sacrificio; es modestia, desinterés, altruismo, solidaridad y heroísmo; es luchar con audacia, inteligencia y realismo; es no mentir jamás ni violar principios éticos; es convicción profunda de que no existe fuerza en el mundo capaz de aplastar la fuerza de la verdad y las ideas.
Revolución es unidad, es independencia, es luchar por nuestros sueños de justicia para Cuba y para el mundo, que es la base de nuestro patriotismo, nuestro socialismo y nuestro internacionalismo”.

Comandante Fidel Castro -1 de mayo de 2000-




quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Colégio Iraci se organiza para participar do Dia Internacional dos Livros Vermelhos

Em 21 de fevereiro de 1848 foi publicado na Inglaterra um pequeno livro que modificou a compreensão da política em todo mundo e estabeleceu as bases para todos/as empenhados/as em construir uma sociedade livre da exploração do ser humano pelo ser humano: o Manifesto do Partido Comunista, redigido por Karl Marx e Friedrich Engels.

Este pequeno documento ainda hoje é de fundamental importância para a teoria e a prática que busca superar o capitalismo. Diante da ofensiva conservadora que vivemos atualmente, a Assembleia Internacional dos Povos (AIP) definiu, no intuito de manter viva a esperança da transformação, o dia 21 de fevereiro como “Dia Internacional dos Livros Vermelhos”.

A proposta é que neste dia sejam realizadas, em todo o mundo, atividades culturais, musicais recuperando a importância e a necessidade da transformação social e que se faça a leitura de parte do Manifesto do Partido Comunista, bem como de outros livros “vermelhos”. 

(com informações da editora expressão popular).




sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Núcleos setoriais do CECISS

Por Erica Cristina Suptil de Oliveira


No dia de hoje, 14/02/2020, as 10:45 da manhã, os estudantes do Colégio Iraci Salete, juntamente com as direções se reuniram para discutir as atividades dos núcleos setoriais para o ano letivo de 2019, além disso trataram sobre o projeto de treinamento que ocorrerá na comunidade nos próximos dias. Esse projeto contará com um profissional de educação física cedido pelo governo municipal para incentivar o esporte entre os jovens.


                                             Fotos: Erica Cristina Suptil de Oliveira

A proposta do núcleo setorial dos esportes atrelado ao projeto de treinamento na escola tem intuito de melhorar o rendimento escolar dos estudantes, para isso o objetivo é que os alunos se desenvolvam para além da sala de aula , ou livros, mas em algo diferenciado ao conhecimento escolar. Além disso, outras pautas foram expostas pela direção, como a organização dos demais núcleos setoriais, que envolvem as atividades de agroecologia, que refletem na jornada realizada no mês de agosto,  e visita ao mestrado de agroecologia da Universidade Fronteira Sul- UFFS. Também sobre o grupo da comunicação, casa da memória e curso de fotografia, diagramação, etc.  O núcleo setorial de embelezamento e artesanato estará atrelado as atividades organizadas para a jornada de agroecologia. A rádio está passando por manutenções, porém entrará em funcionamento na semana do dia 17 de fevereiro.
Por fim, ocorreu a explicação da diretora Jucelia e do diretor Alessandro sobre as mudanças e melhor organização dos ambientes escolares, como biblioteca, laboratório, radio, sala da diretoria e a secretaria. No mês de abril a comunidade irá oferecer a 1º caminhada na Natureza, que socializado entre os estudantes.


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Festividades do 24º aniversário do maior assentamento da América Latina - RBI


Por Robson Sumenssi

Na tarde desta terça feira (11/02) reuniu-se no colégio Iraci Salete Strozak, localizado em Rio Bonito do Iguaçu - PR (Comunidade Centro Novo),  membros do esporte local, membros/dirigentes da comunidade Centro Novo, representação dos núcleos setoriais do colégio, representante da secretaria de turismo de RBI, direção do colégio Estadual do campo Iraci Salete Strozak, direção da Escola Municipal Herbert de Souza e responsável pelo CEAGRO para discutir os eventos que serão realizados no mês de abril no assentamento para comemorar o 24º aniversário de conquista dos assentamentos, uma delas a realização da 1º caminhada na natureza. A proposta de organização envolve três dias de festa em comemoração ao aniversário do assentamento.
 
Foto: Robson Sumenssi

Nesse sentido, a programação iniciaria no dia 17 de abril com as festividades do aniversário do Assentamento, seguida de momento esportivo no dia 18/04, e no domingo dia 19/04 a caminhada na Natureza.
As atividades da 1º caminhada na Natureza nas áreas de reforma agrária terão início às 08:00 hrs do dia 19/04 na comunidade Centro Novo, com percurso  próximo a comunidade Alto Água Morna, indo em meio as propriedades rurais e trechos de mata nativa. Vale ressaltar que ainda não foi definido o percurso exato da caminhada, o que será feito nos próximos dias e divulgado no site www.ecoboking.com.br. Dúvidas e inscrições também poderão ser consultadas por meio desse contato eletrônico.
Cabe destacar que posteriormente a caminhada ocorrerá na comunidade Centro Novo uma feira de produtos naturais, organizada pela própria comunidade, no intuito de valorizar e expor a diversidade de produtos da região. Além disso, será apresentado aos visitantes a história dos assentamentos, por meio de exposição de materiais e visita ao Centro da Memória Terra e Povo. 
Diante disso, a comunidade tem se organizado para produzir um evento histórico e de representatividade regional, com perspectivas para os próximos anos e ampliação da participação popular.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Nova equipe na direção do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak

Por Robson Sumenssi

No ano de 2020 estarão na direção do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak (CECISS), a professora pedagoga Jucelia Castelari Lupepsa e o professor Alessandro Kominecki. Deixam a direção, a professora Sara Camargo Barreto que continua no Colégio lecionando na Sala de Recursos Multifuncional e o professor Rudison Luiz Ladislau que permanece no Colégio e na Escola Itinerante lecionando geografia.




A professora Jucelia é Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UNICENTRO. Licenciada em Pedagogia, bacharela em Administração Pública e especialista em Gestão Pública pela UNICENTRO. Especialista em Realidade Brasileira pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), membra do grupo de estudos MOVECAMPO da UNICENTRO. É funcionária pública concursada desde 2005, pertencente ao Quadro Próprio do Magistério do Estado do Paraná.
 O professor Alessandro é Mestrando e Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da UNICENTRO.  É licenciado em Geografia, especialista em Educação do Campo.  Funcionário público concursado desde 2015, pertencente ao Quadro Próprio do Magistério do Estado do Paraná.
O CECISS desenvolve uma proposta pedagógica formulada específicamente para os camponeses, que é referência em educação do campo, cujos fundamentos políticos e pedagógicos estão ancorados na "Pedagogia do Movimento" que se materializam nos Ciclos de Formação Humana com Complexos de Estudos. 
O plano de ação da nova direção está pautado no trabalho coletivo, com intuito de atender a comunidade escolar. As ações  estão sendo definidas a partir do Projeto Político Pedagógico (PPP) do CECISS. Estarão reoganizando os espaços escolares, potencializando a auto-organização dos estudantes, ampliando a formação em serviço dos educadores, buscando a manutenção, ampliação  da participação da comunidade escolar, dentre outras ações que estão sendo definidas coletivamente.
A dupla permanecerá na direçâo até o fim do ano letivo de 2020, quando a Secretaria de Estado da Educação estará chamando consulta pública para a designação de diretores para o próximo quadriênio.
Desejamos uma bom trabalho a dupla na Organização Política da Escola!